Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.3
Data de lançamento: 17 de Setembro de 2016
Disponível para: Android, Windows, iOS, Blackberry, Meego/Harmattan, Symbian, Pandora, MacOSX e Linux
Download da última versão: baixe aqui
Estou fazendo esta postagem para explicar um pouco mais sobre o que cada opção do PPSSPP faz. Parte das informações que estou usando é de: http://forums.ppsspp.org/showthread.php?tid=1757

Gráficos

Transformação por Hardware / Hardware Transformation

Usa Shader de Vértices para fazer T & L (Transform and Lighting ou Transformação e Iluminação - É responsável por fazer todos os cálculos gráficos) na Hardware (GPU) em vez de faze-lo pelo Software. É muito mais rápido e depende da GPU.

Vertex Cache

É apenas uma otimização para tornar a emulação mais rápida, só não é ativada por padrão, ou seja, dá a opção do usuário ativá-la ou não, porque pode causar alguns problemas na geometria. Os desenvolvedores estão trabalhando nela.

Stream VBO

Outra maneira de enviar dados de vértices para a GPU. Não parece ser muito eficiente, mas ainda precisa de otimizações, é experimental.

Mapeamento MIP / Mipmapping

Se você desativa-la, você poderá ver mais detalhes no gráfico, mas tem o seu preço, o desempenho será menor. Veja mais sobre ele aqui.

Renderização Tamponada / Buffer Rendering

Vou tentar explicar com minhas próprias palavras de uma forma mais simples para vocês entenderem:

Desativar essa opção pode ser um hack de velocidade, que pode ou não dar muita diferença de velocidade em alguns jogos, ou pode também não funcionar bem, como por exemplo, pode causar piscação, tela preta e outros bugs. Outro efeito de desativação desta opção, é a impossibilidade de fazer superslamping 2x.

Anti-Alising (Faz parte também do Renderização Tamponada)

Também acessível através de interfaces gráficas do driver da placa, esta opção indica se o jogo tentará distorcer a aparência das diagonais e linhas entre as texturas e os polígonos. Algumas vezes você pode selecionar o nível (por exemplo, 2x, 4x, 8x). Quanto mais alto o nível, mais efetivo será o antialiasing e melhor será a aparência do jogo, mas prejudicará mais o desempenho. (Fonte: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=44583)


Filtro Anisotrópico

Quando uma superfície tem a propriedade característica que não é a mesma em todas as direções (por exemplo, fibras de madeira, marcas de pneu em uma pista), a filtragem anisotrópica pode ser usada para uniformizar esses efeitos somente em uma direção, sem diminuir os detalhes das separações. A diferença desse método de filtragem em relação à filtragem bilinear/trilinear é bem perceptível e quase sempre vem acompanhada por uma queda na performance. (Fonte: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=44583)

Filtragem de Textura / Texture Filtering

É uma otimização para gráficos 2D, letras no menu, HUD. Essa opção retira a pixelação, ou também podemos chamar de imperfeições.. Isso também melhora bastante jogos 2D. Não altera o desempenho.

Escala de Texura

Bom, é uma opção que melhora alguns detalhes na textura, como realçar os pontos mais claros e mais escuros, e corrigir imperfeições  no desenho, como texturas mal recortadas, pixelada. Achei um site em Inglês falando um pouco mais sobre isso: http://blog.metaclassofnil.com/?p=306

Sistema

JIT

É um recompilador dinâmico. A ideia é recompilar parte do programa durante a execução (neste caso, a partir da MIPS original do PSP para a arquitetura alvo). Muito mais rápido do que o intérprete e o modo padrão, recomendado para arquiteturas suportadas (x86 e ARM, por enquanto).

Memória Rápida

Simplesmente assume que toda a memória acessada pelo jogo não são válidas, e, portanto, ignora algumas verificações, ganhando um pouco de velocidade. Claro que, se um jogo faz um acesso à memória inválido, toda a emulação irá falhar.

Unlock CPU Clock

Esta opção controla o clock da CPU Virtual. O padrão, quando ativada, é que a CPU use 222Mhz (podendo aumentar ou diminuir) do processador real. Se você possuir um processador de 1200Mhz (1.2Gh), você terá 978Mhz para os jogos. A CPU Vitual controla os FPS, e o resto que sobra é para os VPS (Speed). Eu uso o clock em 60Mhz, no God of War, por exemplo, a velocidade do jogo inteiro pode variar de 25-60 VPS no meu telefone. Para mudar, use os botões do lado de Auto (-1/+1/-10/+10).


Espero que isso acabe com algumas dúvidas de configuração. Se você tem alguma pergunta relacionada à isso, comente que eu tentarei ajudar.

5 comentários:

  • a configuração do post do dia 15 funciona pro mgs peace walker e pra ambos os syphon filter?ja peguei iso de vários lugares e ambos os jogos travam no mesmo lugar,o syphon filter logan's shadow quando inicio a iso,o emulador para de funcionar,teria alguma ajuda?

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