Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.3
Data de lançamento: 17 de Setembro de 2016
Disponível para: Android, Windows, iOS, Blackberry, Meego/Harmattan, Symbian, Pandora, MacOSX e Linux
Download da última versão: baixe aqui

Já expliquei várias vezes aqui o no blog como usar o Unlock CPU Clock e como ele funciona. Mas algumas pessoas não entenderam. Vou tentar explicar mais uma vez.

A maioria sabe o que é Speed Hack (Hack de Velocidade), não é mesmo? Pra que não sabe, é uma opção presente em muitos emuladores que permite ganhar mais velocidade, com alguns custos, nada é de graça...Os Speed Hack's aumentam a velocidade tirando alguma coisa que não seja tão importante na emulação, que não atrapalhe tanto, não que seja desnecessária. O frameskip, por exemplo, pula alguns quadros para ganhar mais velocidade de emulação, que chamam de VPS (Vertex per Second), mas como isso pulará os quadros, fará a emulação perder FPS (Frames per Second - Frames = Quadros). O Unlock CPU Clock funciona de forma parecida. Seu objetivo principal é modificar a velocidade (Mhz) da CPU interna - virtual - do emualdor. O valor que é definido para a velocidade, vai ser o mesmo usado da sua CPU (Processador), ou seja, se você tem 1Ghz (1000Mhz) e colocar 200Mhz para a CPU Virtual, terá 800Mhz livres para a emulação. Por isso, para ganharmos velocidade é necessário diminuir a velocidade, assim o emulador usará menos o processador do seu smartphone. O resultado é você ganhar mais Speed. Mas como eu disse, tem um custo, como o frameskip, também perderemos FPS, só que de uma maneira mais eficiente. Quando usamos o frameskip percebemos pequenas travadinhas, ele pula alguns quadros e alguns movimentos são perdidos. Diminuindo o clock da CPU não, ele apenas dimui os quadros produzidos por segundo. Em alguns jogos, os FPS continuam o mesmo, em outros, quanto mais for clock, maior serão os FPS. Pra vocês entenderem melhor porque perdemos FPS e ganhamos Speed, veja:

Temos um PSP real, ele rodará tranquilamente qualquer jogo feito pra ele. O PSP possui 222Mhz de CPU, que pode ser alterado, chegando até 333Mhz. Mesmo em 222Mhz, todos os jogos rodaram em velocidade máxima, seja ela qual for (60 FPS ou 30 FPS, depende do jogo). Já que ele não será emulado e sim estará rodando em seu sistema original, "não existirá" VPS/Speed. O VPS ou Speed é a velocidade da emulação, e os jogos no PSP não são emulados, mas no PPSSPP sim. Na versão 0.8.1, se não me engano ainda está VPS para definir a velocidade de emulação, então quando em full speed estará em 60. Mas isso confunde muito as pessoas ao entender o que é VPS e FPS, por isso, agora se chama Speed, e é contado de 0% a 100%. Isso ajudará a entender melhor. Se um jogo estiver a 60 FPS e 50%, ele estará na metade da velocidade real de 60 FPS (quase a mesma coisa que 30 FPS), se ele estiver a 20 FPS e 50%, ele estará na metade de 20 FPS (quase na mesma velocidade de 10 FPS) ou se estiver a 40 FPS e 70%, estará a 70% da velocidade de 40 FPS. Mas se ele estiver rodando a 30 ou 60 FPS e em 100% de speed, ai sim ele estará na velocidade máxima (full speed). Como eu disse, depende do jogo, alguns são 60 outros 30 FPS.

Bom, o objetivo do Unlock CPU clock é ajudar o usuário a obter mais speed, ou seja, aumentar a % (porcentagem). Outro exemplo:

Como eu disse, quando o jogo é rodado em sua plataforma original, é como que se ele estivesse sempre em 100% de speed. Nos computadores existem vários modelos de CPU e GPU, mais potentes e menos potentes. Se um computador tiver o hardware muito potente, você rodará a maioria dos jogos em full speed, como o PSP com seus jogos. Se seu computador for mais fraco, você irá rodar um jogo mais pesado muito mais lento, com menos FPS. É mais ou menos isso que acontece, transformamos uma CPU potente em uma fraca ao diminuirmos o clock interno. Mas no caso do emulador, vai ser para termos mais Speed, o que não existe no PC, somente na emulação. Mas mesmo que você rode me seu PC um jogo em 30 FPS você ja pode considera-lo em velocidade muito boa, é como se estivesse:

Speed: 100%
FPS: 30

Pode existir casos em que mesmo reduzindo o clock interno, você ainda terá 30 ou 60 FPS. Mas não é garantido que você consiga os sonhados 100%, talvez 70%, 80%, ai depende do seu processador e jogo.

Assim você deixará mais CPU livre para a cuidar da velocidade de emulação, e a quantidade de CPU interna cuidará dos FPS. No caso do PC, como ele tem muito mais Ghz que o Android, essa opção nem é tão necessária. Dependendo do PC você terá Ghz de sobra para emular. Se seu computador for muito potente, recomendo aumentar para 333Mhz, isso ajudará um pouco e corrijirá, talvez, alguns bugs.

Lembrando também que a GPU é muito mais importante que a CPU. Mesmo que você tenha um processador mediank e uma CPU boa, você rodará ou emulará jogos bem. Se for CPU boa e GPU mediana, o resultado não será igual ao anterior.

Essa opção (Unlcok CPU Clok) só está presente nas ultimas compilações. Baixe-as aqui.

Espero que muitos tenham entendido, qualquer coisa tem o campo de perguntas ai.

1 comentários:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores