Esse site não é um site oficial do emulador PPSSPP, é Blog criado para dar dicas e informações sobre o emulador.





Versão Mais Recente



Versão mais recente disponível:
v1.4.2

Data de lançamento: 27 de Maio de 2017

Disponível para: Android, Windows, iOS, Blackberry, Meego/Harmattan, Symbian, Pandora, MacOSX e Linux

Download da última versão: baixe aqui


A opção FXAA foi adicionada ao emulador apartir da build v0.9.1-1241-ge7fc1e3 do buildbot. Infelizmente eu não pude testa-la, porque foi desativada para as plataformas móveis (Android, iOS, Blackberry, etc.). Mas ela deve funcionar muito bem no Windows.

Andei dando uma pesquisada, e o FXAA serve para diminuir os "serrilhados" das imagens. Ela também ajuda a colorir mais o gráfico. As imagens ficam mais bonitas. 

A opção se chama FXAA Antialising. Então funciona somente com buffer rendering. Fiquei impressionada ao ver a diferença nos screenshots do forums, o usuário demonstra no Monster Hunter Portable 3rd:

Sem shaders (buffer rendering desativado)













Shader padrão (buffer rendering ativado)













FXAA colorido (FXAA Antialising ativado)














Fonte das Imagens: http://forums.ppsspp.org/showthread.php?tid=3252&page=40

A diferença é grande, podemos ver cores mais vivas e mais contraste nos detalhes. Mas essa opção, com certeza vai custar alguns FPS ou/e % (porcentos).

Essa característica FXAA pode também ser usada em games próprios do Windows, precisando ser baixado (um arquivo) e colocado na pasta do jogo. Você poderá controlar o nível, como no Filtro Anisotrópico do emulador. Mas isso você precisará pesquisar por conta própria, pois não está fora do assunto do emulador.

Teste agora mesmo baixando a build mais recente (aqui) e poste seu feedback. Se puder, coloque imagens.

Edit: Nas mais novas compilações já está funcionando no Android

Não se esqueça de votar todos os dias no TOP 30. Clique Aqui, é rapidex.

8 comentários:

  • essa opçao ja existia antes, era aquele 2x Saa alguma coisa assim ou Anti Aliasing, ou essa ai faz alguma coisa diferente ? além disso essa opção cai muuuuito os FPS, e mais pra tirar uma screenshot mesmo pra mostrar a menos q tenha um SUPER PC, ai da pra jogar com ela ativada

  • Prezado Guilherme, gostei muito de mais um tutorial.

    Dá pra perceber que houve uma grande diferença em relação ao FXAA e ao AA (AntiAliasing).

    A propósito, ouvi falar esses dias de que alguns desenvolvedores estariam portando o PPSSPP para a interface DirectX, ao invés de ser de uso exclusivo do OpenGL.

    Você, ou algum amigo seu especialista, tem alguma expectativa ou previsão, de quando deve sair a versão final 1.0 do emulador PPSSPP, ou até mesmo a versão do PPSSPP portado pra DirectX 9 ou 11?

    Então, isso é tudo caro Guilherme, espero que vc tenha entendido o que eu disse ainda há pouco, e torço pra que a equipe do PPSSPP ganhe um grande prêmio do Top 30.

    Por isso, não vou deixar de votar na equipe desse pequeno grande emulador, só pra dar uma forcinha na sua equipe :)

    Abraços, e fique na paz.

    Matheus Marques.

    -----

    PS: Você tinha dito uma vez que posso instalar ou até mesmo atualizar os drivers de OpenGL, pra rodar o PPSSPP.

    Acontece que meu notebook Toshiba Harman/Kardon usa OpenGL 1.4. É que eu sempre quis jogar GTA Stories no meu PC, nunca tive oportunidade infelizmente.

    Bom, quem sabe, com o tempo eu consiga, com ajuda de tutoriais.

    Como eu devo fazer então pra que atualize os drivers? Como deve ser os frames com os quais o meu emulador deve rodar?

  • @Anônimo

    Oi, amigo. Obrigado por acompanhar o blog. Não sei se você quiz dizer isso, mas quero deixar claro que eu não sou nenhum tipo de desenvolvedor nem nada, eu apenenas acompanho o emulador e posto dicas. O dono do emulador, Henrik, não faz parte deste site, eu acredito que ele saiba da existencia, mas não impedirá o funcionamento desde que eu não desrespeite as regras do emulador, como não apioar a pirataria. Mas isso não vem ao assunto agora.

    Não há previsão para nenhuma versão até agora. Mas, com certeza, 1.0 não será a próxima. Henrik disse que o emulador não está pronto para 1.0. Talvez ele lance 0.9.2 ou 0.9.5 como a próxima versão. Mas não há nenhuma previsão.

    O trabalho para suportar DirectX 9 já está em andamento, mas nada funcionando, ainda. Na verdade existe muita coisa a ser feita. O que foi feito até agora é apenas uma parte da estrutura, pois o emulador está totalmente em OpenGL, ainda. Eles têm um longo trabalho pela frente. A ideia surgiu apartir do port para Xbox 360, onde o desenvolvedor começou a adicionar suporte a DirectX 9. Então ele entrou para a equipe oficial e começou a modificar algumas coisas.

    Mas quando isso funcionar, ajudará muitas pessoas que não possuem placas de vídeo com suporte a OpenGL 2.0, pelo menos. No caso de algumas, são os drivers oficiais que não suportam, como as Intel GMAs x3100.

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