Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.3
Data de lançamento: 17 de Setembro de 2016
Disponível para: Android, Windows, iOS, Blackberry, Meego/Harmattan, Symbian, Pandora, MacOSX e Linux
Download da última versão: baixe aqui
Pessoal, sei que estou postando esta postagem bastante tempo depois da v0.9.6 sair, mas é que nos últimos dias eu andava meio ocupado. Então peço mil desculpas para vocês.

No entanto, você poderia continuar rodando bem com as mesmas configurações na versão 0.9.5, mas há algumas novas opções que são bem importantes também.

Tela Inicial



Esta é a tela que você verá quando entrar pela primeira vez no PPSSPP. Você pode ver que há três guias na parte superior: Recent, que é onde todos os jogos abertos recentemente irão aparecer; Games, onde será mostrado os jogos que estão na pasta que você selecionou; Homebrew & Demos, onde estarão os jogos na pasta "sdcard/PSP/GAME" (no caso do Android) ou ".../ppsspp/memstick/PSP/GAME" (no caso do Widnows. Na lateral há outras opções, no Windows a primeira opção será Load, onde você usará o Windows Explorer para procurar sua ROM, mas no Android a primeira será Settings (no Widows será a segunda opção), onde você pode configurar o emulador da maneira que desejar. Mas caso tenha dúvida como configurar, este tutorial está aqui para ajudar. Também temos a opções Credits, onde você verá o nome de todos os desenvolvedores e tudo mais, na opção www.ppsspp.org você irá ao site oficial do emulador, na Support PPSSPP você será redirecionado para um lugar específico (dependendo de cada Sistema Operacional) para comprar a versão de doação (Gold), que é apenas para doação e não oferece vantagens nenhuma, velocidade, novas opções, nem algo do tipo, como muitos dizem. É apenas uma versão simbólica para quem doou. Na última opção, Exit, é claro que todo mundo sabe que isso significa sair em inglês.

Então primeiro vamos na opção Settings, para configurarmos o emulador. A primeira parte sará onde você configurará os gráficos, repare que há quatro opções no lado esquerdo: Graphics, Audio, Controls, System.




Gráficos



A primeira opção é a Rendering Mode, onde você pode selecionar:

Buffer Rendering

Explicando rapidamente: Você pode ter os gráficos reais do PSP, com mais brilho, contraste e outros efeitos. Além disso você pode alterar a resolução da emulação.

Recomendado mais para PC, pois usa mais hardware. Há casos de jogos que só funcionam com essa opção ativada.

Non-Buffer Rendering

Foi criada para ser um speed hack. Essa opção desativa a maioria dos efeitos gráficos (shaders) mais pesados dos jogos, para garantir mais velocidade. Os  gráficos podem ficar mais escuros e com menos efeitos (mais simples). Essa opção garante muita velocidade, dependo do jogo.

Recomendado para dispositivos Android, pois garante mais velocidade do que a opção acima.

Read Framebuffer to Memory CPU/GPU

Essas opções fazem praticamente a mesma coisa que a Buffer Rendering, só que ela usa a CPU/GPU (dependendo da opção que você escolher) para fazer a leitura dos Framebuffer's. Ai depende de cada GPU/CPU, enquanto mais poderosa, melhor.

Opcional.


A opção Frameskipping todo mundo conhece com certeza, então nem preciso explicar. Mas vamos falar das outras opções do Framerate Control:

Prevent FPS from exceeding 60

Essa opção obriga o emulador a não passar de 60 FPS, pois o God of War excede os 60 FPS que pode reduzir a velocidade da emulação (o FPS desse emulador não tem nada a ver com a velocidade de emulação. Alguns emuladores representam a velocidade de emulação como FPS, mas o PPSSPP representa em % [porcento]).

Recomendado, principalmente se for jogar God of War.

Alternative Speed

Essa opção não tão necessária, pois ela controla a velocidade limite do modo de velocidade alternativa (que só pode ser escolhido se você mapear algum botão que faça isso no Joystick). Então não se preocupe com ela.

Opcional.

Agora vamos falar das opções do submenu Features:

Postprocessing Shaders

Essa opção é muito legal, permite que você adicione efeitos aos gráficos. Você pode dar uma olhada nesta postagem. Em breve uma postagem mostrando o funcionamento das shaders.


Opcional (Não recomendado por diminuir performance). Essa opção só adiciona efeito aos gráficos, não melhora a performance, pelo contrário, diminui.

Stretch to Display

Essa opção faz a imagem se adaptar à tela, pois pode sobrar algum espaço na sua tela, pela resolução dos games às vezes ser diferente, mesmo que seja ampliada. Opcional.

Mipmapping

Bom, essa opção retira alguns efeitos dos gráficos simples para deixa-los mais leves.

Recomendado, pois melhora um pouco o desempenho.


Agora o submenu Performance possui as opções, como o nome já diz, dependendo do que usar, seu desempenho pode ser diferente, baixo ou alto.


Rendering Resolution (disponível somente quando não está no modo non-buffer rendering)



Você pode alterar a resolução do Buffer Rendering. Se você selecionar 1x PSP, rodará na resolução nativa do PSP, se você escolher 2x PSP, rodará duas vezes a resolução real do PSP, assim por diante. E se escolher Auto (1:1), rodará na resolução nativa de seu dispositivo.

Recomendado deixar em 1x PSP em Android, pois é a resolução, e exigirá menos desempenho. Mas se quiser uma imagem melhor, pode aumentar, mas poderá reduzir a performance. 
Obs: Só funciona com Buffer Rendering.

VSync (No Windows)

Alguns devem saber pra que serve, eu não sabia, mas pelo que consegui achar, essa opção evita algumas deformações ao movimentar o personagem. É claro que usará mais desempenho. Veja mais aqui.

Não recomendado. Apenas para quem quiser um melhor visual.

Hardware Transform

Usa o hardware (GPU) para fazer T & L (Transform and Lighting) em vez do software (quando desativado). É claro, será bem mais rápido quando ativada.

Super Recomendado. Usa o hardware em vez do software, garante muita velocidade.

Software Skinning

Bom, eu procurei uma explicação para essa opção, achei, mas não entendi muito bem. Mas até onde consegui entender, o emulador passará a fazer o desenho de alguns triângulos pelo software em vez da GPU (hardware), que levaria muito mais tempo, dizem que é uma técnica mais avançada.

Recomendado, pois há ganho de velocidade em alguns jogos pesados, como o Tekken.

Vertex Cache

Bom, dizem que pode causar uma melhoria na velocidade, mas pode causar problemas na geometria. Os desenvolvedores estão trabalhando.

Opcional. Alguns recomendam ativar, outros desativar. A escolha é sua.

Low quality spline/bezier curves (speed up)

Pelos meus testes, ela retira alguns detalhes do gráfico para garantir velocidade. Pode causar deformações gráficas.

Opcional. Recomendado para quem quer mais performance e não se preocupa com a qualidade gráfica.




Agora vamos aos filtros de textura.

Texture Scaling

Bom, é uma opção que melhora alguns detalhes na textura, como realçar os pontos mais claros e mais escuros, e corrigir imperfeições no desenho, como texturas mal recortadas, pixelada. Achei um site em Inglês falando um pouco mais sobre isso: http://blog.metaclassofnil.com/?p=306

Não recomendado. Apenas em hardware um pouco mais poderoso.

Texture Filtering

Anistropic Filtering: Quando uma superfície tem a propriedade característica que não é a mesma em todas as direções (por exemplo, fibras de madeira, marcas de pneu em uma pista), a filtragem anisotrópica pode ser usada para uniformizar esses efeitos somente em uma direção, sem diminuir os detalhes das separações. A diferença desse método de filtragem em relação à filtragem bilinear/trilinear é bem perceptível e quase sempre vem acompanhada por uma queda na performance. (Fonte: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=44583).

Não Recomendado. Apenas em hardware um pouco mais poderoso.

Texture Flter: É uma otimização para gráficos 2D, letras no menu, HUD. Essa opção retira a pixelação, ou também podemos chamar de imperfeições. Isso também melhora bastante jogos 2D. Não altera o desempenho.

Recomendado.




Agora vamos aos hacks. Use apenas se realmente precisa de performance, pois ele poderá causar bugs que podem atrapalhar a jogabilidade em alguns jogos.

Não vou falar muito sobre elas pois ainda não tenho certeza de como funcionam. Mas vou falar o que sei até agora; o Timer Hack é uma opção que "hackeia" o timer (o tempo da emulação) e deixa mais rápido, mesmo que você não esteja emulando na velocidade 100%. Ela pode causar alguns bugs, como travamentos constantes nos jogos GTA. A opção Disable alpha test (PowerVR speedup) ajuda um pouco no ganho de velocidade, mas será ainda mais eficiente em GPUs PowerVR. A opção Aways delph write tira alguns detalhes gráficos mais pesados, isso deixará o jogo mais rápido. A opção Texture coord speedhack (speed up), não tenho certeza, mas aparentemente mexe na coordenação das texturas. Não vou chutar nada para não confundir vocês. Mas tem um dica importante: as opção que contêm "(speedup)" no final, sempre darão mais velocidade, mas a consequências poderão não ser tão agradáveis, como perda de efeitos nos gráficos.

Recomendado apenas para pessoas com muita lentidão. Ajudará um pouco.

As opções da Overlay informations são apenas coisas que serão exibidas na tela. Como:



Show FPS Counter

Você pode selecionar se os FPS serão exibidos. Você pode escolher entre FPS, Speed e Both (ambos). Eu uso ambos, mostra os FPS reais do jogo (a maioria dos jogos de PSP chegam no máximo em 30, como o PS3 e Xbox 360) e a Speed, que é a velocidade da emulação.

Opcional.

Show Debug Statistics

Interessará apenas e desenvolvedores e pessoas curiosas. As informações serão exibidas na tela do Gameplay e atrapalhará a jogabilidade.

Não recomendado.

Mais abaixo temos a opção Software Rendering (experimental). Essa opção renderizará pelo software, isso ajudará pessoas com GPUs muito fracas que causam bugs visuais ou travam o emulador (no PC), mas será muito mais lento.

Recomendado para GPUs fracas (como Intel GMA x3100 com os últimos drivers que suportam OpenGL ES 2.0).


Áudio



Você só precisa ativar o áudio em Enable Sound, que já estará funcionando. E com as opções SFX volume e BGM volume, podemos controlar o volume interno do emulador. Mas basta deixar como está e não terá problemas. A opção Low latency audio (may stutter) é uma opção que diminui a latência do áudio, suponho que diminui as "travadinhas" do som.

Obs: Graças à um desenvolvedor chamado Maximus, agora não precisamos de plugins Atrac3+, agora esta incluído ao emulador e está mais rápido do que antes.

Opcional. Lembrando que com som desativado, você poderá ganhar um pouco mais de desempenho.


Controles

Aqui você poderá configurar o mapeamento de controles e os controles da tela. Vamos lá:


Control Mapping é a opção onde você mapeará os controles, é muito simples:


Depois de conectar o controle e ter certeza de que está funcionando e de já estar na tela acima, basta escolher qual tecla quer mapear (EX: Dpad Up, O, X, etc...), toque nela e após isso no botão do controle que deseja mapear.

Haptic Feedback (Vibration)

Essa opção é da uma resposta, vibrando o celular/tablet, quando você toca no controle touch (não quando usa joystick). Você deve ativar a vibração nas configurações do seu dispositivo.

Tilt to Analog Stick

Você usa o acelerômetro como analógico, movendo seu celular, como faz em jogos de corridas. A novidade que veio apartir da 0.9.5 é que você pode usar tanto para o eixo X (direita/esquerda) quanto para o Y (cima/baixo).

Customize Tilt é onde você pode controlar a sensibilidade do acelerômetro, inverter ou não os eixos e calibrar o acelerômetro.




Nas opções Invert Tilt analog X/Y Axis é onde você escolhe se o acelerômetro ficará invertido ou não, para X ou/e Y. É a mesma coisa em um jogo onde nas opções de controles tem a opção "Inverter Câmera". E nas opções Tilt Sensitivity analog X/Y axis é onde você controla o nível de sensibilidade do acelerômetro, enquanto maior, mais sensível. E a opção Calibrate D-Pad é para calibrar o acelerômetro para o PPSSPP. Coloque seu dispositivo em uma superfície plana, e aperte calibrar.

A opção On-Screen Touch Control, quando ativada, exibe os controles na tela (melhor para celulares). Caso use joystick, você pode desativar.

Edit touch layout...



É onde você configura quais controles serão visíveis na tela (Visibility), o tamanho em escala (Resize), e também onde ficarão posicionados (Move). Para posiciona-los, basta segurar e arrastar para onde quiser.


Disable D-Pad diagonals (4-way touch)

Essa opção desativa a diagonal do d-pad, e deixa ativado apenas cima, baixo, esquerda e direita.

Buttons opacity

Com essa opção você controla a opacidade dos controles, quanto maior o número, mais opaco, quanto menor o número, mais transparente.

Button style

Aqui você pode escolher entre os dois tipos de controles:



Clássico



Thin borders




Sistema



Caso você deseje trocar de idioma, toque/clique em Language e selecione o idioma.



Fast Memory (unstable)

Esta opção ajuda bastante, ela evita algumas verificações de memória para dar mais velocidade. Mas essa opção pode causar vazamento de memória, por exemplo, quando o gráfico fica muito pesado, com muitos efeitos. Isso acontece bastante no God of War. Mas acho que está mais sujeito a acontecer isso no Android do que no Windows.

Recomendado. Mas fique atento aos vazamentos de memória.

Multithread (experimental)

Esta opção faz o emulador usar mais de um núcleo do processador (se disponível) para a emulação. Infelizmente esta opção é experimental, e não funciona corretamente. Ela pode causar muitos bugs, na compatibilidade e até mesmo, em alguns casos, na velocidade (fica como se o frameskipping estivesse ativado). As diferenças com essa opção ativada não são tão grandes quanto com ela desativada.

Não recomendado por enquanto.

I/O On Thread

Eu não sei como funciona esta opção exatamente, nem mesmos as pessoas do forums sabem explicar. Então fico devendo essa. Mas eu sei que ela ajuda na compatibilidade do Dead or Alive: Paradise, onde se esta opção estiver desativada, você simplesmente não consegue jogar o jogo, até chega a introdução  e tudo, mas nada de jogar.

Bom, ela está ativada por padrão, então deixe como está...

Change CPU Clock (0=defaut)

Aí está o grande segredo da super velocidade. Com está opção você poderá controlar o clock do processador virtual (como se fosse o processador do PSP virtual, o PPSSPPP é um PSP virtual), e determinar a carga que ele fará sobre o sistema. Bom, parece loucura, mas enquanto menor o clock, mais rápido será a velocidade de emulação (%) e menor os FPS (a velocidade do PSP virtual). Mas a perca de FPS não é tanta, e o ganho de velocidade (%) compensa a perca de FPS, há casos que você nem perde nada. Mas isso acontece porque reduzindo o clock interno, o processador terá tanta "carga" e poderá ter mais poder sobrando para aumentar a velocidade (%). É complicado para entender, mas se você filosofar um pouco, você poderá entender. Você pode aumentar e diminuir nos botões "+" e "-".



Super recomendado. Use o clock em 60 em Android, e para PCs, recomendo 222 ou 333, já que ele tem poder para rodar tudo em full speed. Com o clock em 333 você pode corrigir bugs.

Atomic Áudio Locks (experimental)

Também não descobri como funciona esta opção. Claramente é algo para corrigir alguns problemas no áudio, ou incrementar em alguma coisa.

Como é experimental e está desativada por padrão, deixe como está.



Developer Tools

A maior parte deste menu é do interesse de desenvolvedores, mas há algumas coisas que você pode ver, como informações de sistema em System information, as outras já são opções mais avançadas. Também é importante que a opção Dynarec (JIT) esteja sempre ativada, porque ela é responsável pela maior parte da velocidade do emulador.



Check for new version of PPSSPP

Como o nome já diz, essa opção te avisará se houver uma nova versão do PPSSPP.

Clear Recent games list

Quando você clicar/tocar nela, ela limpará a lista de jogos abertos recentemente.

Restore PPSSPP's settings to default

Esta opção restaura todas as configurações padrão.

Auto-load newest savestate

Esta opção carregará automaticamente o Savesate (Salvar Estado) mais recente, se disponível.

Enable compatibility server reports

Com essa opção ativada, o emulador enviará informações ao servidor do PPSSPP que ajudará a corrigir bugs.


Enable networking/WLAN (beta)

Essa opção é experimental para jogar online ou em rede. Veja esta postagem

Enable Cheats

Essa opção permite você usar algumas cheats especiais, as CwCheats. Quem tem um PSP talvez conheça. Eu nunca usei, mas você pode ir até esta discussão no fóruns para mais informações.

PSP Settings

As opções como Daylight Savings (Horário de Verão), Date Format, Time Format Configuration button (etc...), no caso das três primeiras, serão usadas no savedata dos games, hora e data. Já a última opção, caso você use joystick, você selecionará qual será o botão de confirmar, que na maioria dos jogos é o X.

Aqui encerra a configuração, vamos carregar os jogos agora.


Esta é a tela inicial, como mostrada no começo. Para carregar os jogos, basta navegar pelas pastas até chegar onde estão seus jogos. Caso você erre a pasta, aperte no ícone da seta para cima para voltar a pasta superior. Depois que você encontrar a pasta de seus jogos, você verá os ícones deles:


Você só precisa selecionar um e jogar. Os jogos que você vai entrando ficarão na guia Recent. Você poderá escolher o modo de exibição dos jogos, exibindo os ícones como acima, ou em lista como abaixo:


Curta a página do PPSSPP Brasil

Inscreva-se no meu Canal

Vote no TOP 30

68 comentários:

  • olá guilherme vc pode me tirar uma duvida? eu tenho pc intel celeron E3200 directX 9
    Vcs sabem se vao lançar alguma atualizaçao para corrigir os bugs do ppsspp de diretcX 9?
    pq tem letras em japones,o naruto impact o personagem nao aparece só o cenario etc...

  • Ola pessoal sou o "Anonimo" do Galaxy Tab 3 e acho que roda de boa :) vou compra-lo amanhã, e amanhã de tarde vou tar vindo aki pra falar com é que ficou e se o Guilherme deixar mando uma gameplay dele ;D

  • Bom eu quis ter certeza primeiro antes de escrever aqui, testei várias vezes e várias configurações, - o jogo FIA World Rally Championship é compatível no emulador, porém, eu descobri que ele só roda na versão X86 do PPSSPP eu uso a versão 64bits do emulador. Agora sei por que os desenvolvedores colocaram as duas versões no mesmo download. Fica ai a dica para aqueles que estão com problema com o emulador fechando sozinho.

  • GUILHERME COM QUAL PROGRAMA VC FEZ ROOT PORQUE AKI EU FIZ COM O KINGO ANDROID ROOT MAS O MEU TABLET FICOU MUITO LENTO :( AI DESFIZ O ROOT.
    VOCE PODERIA FAZER UM TUTORIAL DE COMO VC FEZ ROOT NO SEU CELULAR??

  • Aqui no meu tablet gt 7240, single core de 1.2 ghz...
    Pega alguns jogos, como:
    Dragon ball z evolution
    Dragon ball z shin budokai 2
    Final fantasy 3
    Kingdom hearts
    Ridge racer 2
    Street fighter alpha 3
    Spider man: web of shadows
    Dungeon maker 2
    Final fantay 0
    Assassins creed
    Monster hunter freedom unite
    Cavaleiros do zodiaco omega

    Outros títulos vão pegar super lento...

    Mas vale apena testar, lembrando que esse emulador esta em constante atualização no site dos cara, tenham paciência, que uma hora todos os titulos vão pegar liso.

  • genso suikoden tsumugareshi hyakunen no toki tem algum tutorial ..? O jogo roda mas nao da pra ver nada so se ativar buffer renderizar mas fica muito feia a imagem. .. se alguém puder ajudar agradeço. ..

  • genso suikoden tsumugareshi hyakunen no toki tem algum tutorial ..? O jogo roda mas nao da pra ver nada so se ativar buffer renderizar mas fica muito feia a imagem. .. se alguém puder ajudar agradeço. ..

  • Guilherme tenho um iphone 5 e tenho o ppsspp v09.6 não to conseguindo jogar final fantasy crisis core trava na hora q vou começa o jogo ..qual configurao devo usar parceiro ?? por favor mi ajuda ..

  • "A opção Frameskipping todo mundo conhece com certeza,"

    como assim? que tutorial é esse em que você SUPÕE que o usuário já sabe de tuto e simplesmente pula uma etapa? amigo se as pessoas vem aqui no seu site é em busca de conhecimento. se eu já soubesse de tudo não estaria aqui não concorda? nota 0 pro seu site.

  • @Sam Souza

    Desculpe amigo, é que uma opção muito comum nos emulador, todos os emuladores têm, então achei que todo mundo conhecesse, e eu já falei sobre ela em tutoriais anteriores, e nesse deixei sem, mas não vou fazer o mesmo na próxima, ok?
    Bom, a opção frameskipping ela pula os quadros dos jogos para acelera-los. Por exemplo, a maioria dos jogos mais novos reproduzem 30 quadros dentro de 1 segundo, mas as vezes o emulador roda um pouco mais lento que isso, então se selecionarmos para pular 1 quadro, a cada um quadro reproduzido, ele pulará o próximo. Se selecionar 2, ele reproduzira um, e pulará os 2 próximos (isso dentro de 1 segundo), e assim por diante. Então, enquanto mais quadros você pular, maior vai ser o efeito de que está "pulando imagens". Espero ter esclarecido.

  • Guilherme.
    Tenho um Samsung Galaxy S Duos TV com dual core 1Ghz e não estou conseguindo rodar nenhum jogo liso....o máximo são 14 fps.....muuuito lento.
    Minhas configurações estão como vc instruiu......o que pode ter acontecido ?
    Grato.

  • Oloko vlw por algumas das configs ta rodando a 15-20 fps e 89-110% (isso no jogo mhfu so da lag quando entra boss)
    Meu cel :
    Ele é chinês
    Modelo : F900
    Dual-Core 1.05ghz 1.05ghz total : 2.1ghz
    Mali-400 MP
    Se for jogo mais leve q o mhfu roda mt mais rápido tipo o harvest moon hero of leaf valley q ta a 30-50fps e 98-120%

  • Queria saber se tem como arrumar meu problema no ppsspp,quando habilito os cheats o emulador não roda mais os jogos, quando clico no jogo ele fecha sozinho ,testei no nfs underground,gta vice city e god,fifa 14 e god of war :ghost of sparta e todos não funcionaram com os cheats

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores