Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.4.2
Data de lançamento: 27 de Maio de 2017
Disponível para: Android, Windows, iOS*, Blackberry*, Meego/Harmattan*, Symbian*, Pandora*, MacOSX* e Linux*
Download da última versão: baixe aqui

*Plataformas não oficiais
Edit: Esse mesmo tutorial também pode ser usado para a versão 0.9.8.

Bom, esse tutorial está saindo um pouco atrasado, pois ele é meio grande e precisa ser bem planejado, além disso, ando meio ocupado e só posso cuidar do blog e outras coisas no tempo que me sobra, geralmente à noite e nos fins de semana. Mas vamos ao tutorial.

A versão do título é a v0.9.7, mas a mais recente é a v0.9.7.2, foi lançada no dia 17/02, apenas corrigindo uns pequenos bugs, na v0.9.7.1 foi corrigido bugs como rotação de tela no android, e também havia um problema na característica haptic feedback (a característica que faz o celular/tablet vibrar quando tocamos em algum botão). Já na v0.9.7.2 foi corrigido apenas problemas de lentidões em um monte de jogos. Alguns leitores do blog reclamaram na página sobre lentidão no jogo Monster Hunter 3rd Portable na v0.9.7.1, talvez tenha sido corrigido na nova versão. Mas acredito que não houve mais alguma alteração nas configurações.

Também quero deixar claro que não sou nenhum tipo de profissional ou desenvolvedor, sou apenas alguém que tenta ajudar outras pessoas com o pouco que sei, então eu vou tentar explicar o que eu sei sobre as configurações do emulador, eu sei a maior parte, mas algumas coisas ainda me complicam. Mas vamos ao tutorial:




Tela Inicial



Essa é a tela inicial do PPSSPP, essa screenshot foi tirada em um dispositivo Android, que é um pouquinho diferente da tela inicial do Windows, a unica diferença é que a primeira opção do menu é Load e não Settings. Nesta opção você poderá usar o Windows Explorer para procurar seus games. Você também pode usar o explorer próprio do emulador, navegando por estas pastas que você vê, por exemplo: "extSdCard", que é o cartão de memória e "sdcard0", que é a memória interna (os nomes podem variar de acordo com o dispositivo). No Windows você verá apenas "A:/", "C:/", ou seja, as unidades do seu computador, geralmente a unidade C: é o seu HD, e onde ficarão os seus arquivos, caso você tenha um HD particionado, geralmente a segunda partição será a unidade D:. Em cima do exploerer e abaixo das abas, você verá algumas opções, como o botão Home, que levará para o diretório padrão (o que aparece quando abre o emulador pela primeira vez). Os outros dois botões ao lado, você escolherá o modo de exibição entre ícones e lista. No canto esquerdo você verá em que diretório você está.

Você também pode ver que há algumas opções na lateral, como Settings, que é onde você poderá modificar as configurações do emulador, para deixa-lo mais rápido, ou melhorar algo que você deseja. Alguns jogos também necessitam de configurações diferentes. Na opção Credits você verá o nome de todos os desenvolvedores, links para o fórum, site oficial, etc. A opção www.ppsspp.org redirecionará você para o site oficial no emulador. Clicando em Support PPSSPP, você será redirecionada para um local específico, dependendo do S.O usado, onde você poderá comprar a versão de doação, o PPSSPP Gold. Em Exit você sai do emulador.

Você também pode ver três abas na parte superior da tela:
Recent: Onde aparecerão os jogos abertos recentemente
Games: Onde aparecerão os jogos no diretório que você selecionou
Homebrew & Demos: Onde aparecerão os jogos demos e homebrew colocados na pasta GAMES no diretório do PPSSPP.

Carregando jogos

Como eu disse, é muito simples, basta você ir entrando em pasta por pasta, até achar seus jogos. Por exemplo:

Android:

Se você colocou seus jogos na memória interna, procure uma pasta com algo escrito sdcard, então você estará dentro da memória interna, que a maioria já conhece, você verá pastas como Android, Downloads, DCIM, etc. Basta procurar entre elas a pasta onde você salvou seu jogo,então, quando achar, você verá o ícone do jogo. Recomendo deixar em um lugar fácil de encontrar.

Se você salvou seus jogos no cartão de memória, procure algo como extsdcard, caso não encontre, entre dentro da memória interna (geralmente algo com sdcard) e procure por nomes parecidos com extsdcard, geralmente começa com ext, que vem de "external" (externo em inglês, ou seja, memória externa), e faça o mesmo dito acima, procure a pasta onde estará o seu jogo. Caso eles estejam na raiz do cartão (ou seja, fora de qualquer pasta), você já verá o ícone do jogo.

Windows

Eu recomendo para usuários de Windows usar a opção Load, principalmente para leigos no assunto, assim você não terá dificuldades. Você usará o Windows Explorer, a mesma janela de quando você precisa procurar, por exemplo, uma foto para colocar no facebook. Usei esse exemplo porque é muito comum as pessoas usarem o facebook hoje em dia. Então você só precisa ir na pasta certa onde está seu jogo.

Caso queria usar o mesmo método do Android, navegar pelo explorer próprio do PPSSPP, você precisa, primeiramente saber onde estão seus jogos. Se eles estiverem em alguma pasta dentro da pasta "Usuário" (ou as vezes em vez de usuário, o nome do dono do PC), antigo "Meus Documentos" no Widows XP, você precisa ir no diretório "C:/Usuários/[Nome do usuário do PC]/" e procurar a pasta onde está seu jogo. Deixe em um pasta fácil. Se você salvar em alguma pasta dentro do diretório C:, basta apenas entrar no diretório C: e procurar qual pasta você colocou. Se você colocou em outra partição do HD, procure no diretório D:, geralmente é a segunda partição do HD, e aí procure a pasta onde você colocou.

Espero que isso ajude você encontrar seus jogos.


Configurando os Gráficos




A primeira opção das configurações é Gráficos (Graphics), onde você poderá configurar tudo relacionado ao que será exibido na tela, incluindo o 3D. Não um opção como nos jogos de PC, onde você pode escolher, por exemplo, gráficos Mínimos, Médios ou Máximos, mas algo mais relacionado a correção de bugs e algumas opções que podem incrementar um pouco no efeito visual.


Rendering Mode

Aqui você escolhe entre os modos:

Buffer rendering: Explicando de uma maneira fácil de entender, essa opção deixa os jogos com os gráficos reais do jogo, como deve ser. Mas é lenta. Ela ainda pode não funcionar com alguns jogos.

Non-buffer rendering: Essa opção foi criada como uma alternativa para quem quer mais velocidade (pois a Buffer Rendering é mais lenta comparada à essa) e também, como a opção Buffer rendering não funciona bem com alguns jogos, é necessário usar a Non-buffer, assim como a Non-buffer também causa, sendo necessário ativar a anterior. Então nenhuma das duas é perfeita. A Non-Buffer rendering é mais rápida porque desativa alguns efeitos, como reflexos, iluminação, shaders, etc. O resultado são gráficos mais escuros e "foscos".

Há outros dois modos de renderização no emulador, mas são muito lentos e, pra mim, inúteis. Não vi nenhuma vantagem neles. De alguma maneira eles fazem a renderização usando a CPU ou GPU, mas por algum motivo são mais lentos do que os dois anteriores, e ainda podem causar bugs gráficos. Então, não usem.

Framerate Control

Frameskipping

Ativando a opção framskipping (frame = quadro skipping = pulando), você ativará um hacker de velocidade. Ele pula quadros para dar mais velocidade à emulação. Por exemplo, todos os jogos rodam em uma certa velocidade em FPS (quadros por segundo, em inglês frames per second), a maioria em 30 FPS (nos consoles), ou seja, dentro de 1 segundo, será produzidos na tela 30 quadros de imagem. Bom, na emulação nem sempre os jogos rodam tão rápido, então, o framskipping faz com que o emulador deixe de produzir alguns quadros, e produza outro para que dê a impressão de velocidade. Se você escolhe para pular 1 quadro, ele reproduzirá o 1º quadro e pulará o 2º, indo direto para o 3º e assim sucessivamente, reproduzindo os quadros: "1-3-5-7-9...29". Se você colocar para pular 2 quadros, será reproduzido o 1º e pulará o 2º e o 3º, indo direto pro 4º, reproduzindo apenas os quadros: "1-4-7-10-13...27". Enquanto mais quadros forem pulados, maior será a sensação de velocidade. Espero que essa minha explicação maluca seja compreensível.

Auto frameskipping

Está opção fará com que o emulador pule o máximo de quadros necessários para que seu jogo rode na velocidade máxima. Simples assim.

Prevent FPS for exceeding 60 (speed ups GoW)

Esta opção foi criada para ajudar principalmente o God of War. Os FPS ficam mais altos do que 60, e a velocidade da emulação fica bem reduzida. Então esta opção trava os jogos em 60 FPS ou menos.

Alternative Speed

Aqui você seleciona à que velocidade o emulador irá rodar quando a velocidade alternativa for ativada (o botão para ativa-la ou desativa-la pode ser mapeado para o teclado do PC ou joystick, não disponível no touch screen do android). Você pode selecionar, por exemplo, 25%, então quando a velocidade alternativa for ativada, o emulador será limitado a rodar o jogo em 25% da velocidade.


Features

Prostprocessing shaders

Aqui você pode usar algumas shaders para customizar os gráficos dos jogos. Por exemplo, uma deixa os gráficos em preto e branco, também tem outra que deixa com cores mais vivas, outra que deixa com efeito cartoon, e mais algumas. Você também pode modificar e adicionar shaders. Essa opção só está disponível no modo Buffer rendering.

Stretch to display

Essa opção faz a imagem se adaptar ao tamanho da sua tela, pois pode sobrar algum espaço na sua tela, pois a resolução dos jogos de PSP podem ser desproporcional a resolução do seu celular ou ao tamanho da janela do Windows (ou a resolução do monitor se no modo full screen).

Small display

Se não me engano, essa opção adapta os botões touch screen para telas pequenas, mas não tenho certeza. De qualquer maneira, você pode customizar o tamanho dos botões.

Immersive mode

Essa opção faz com que aquela barra do android com os botões home, voltar e apps recentes seja escondida, para deixar o PPSSPP ocupando a tela inteira. Eu não tenho certeza, mas acho que funciona apenas em Android 4.4 ou superior.


A imagem acima é um resultado de duas imagens emendadas, por isso é está com dois tons de azul diferentes.

Performance

Rendering resolution

Com essa opção você controla a resolução do modo Buffer rendering. Selecionando 1x para a resolução real dos jogos, 2x para duas a vezes a resolução real, 3x para três vezes a resolução real, e assim sucessivamente. Você também pode escolher a opção Auto (1:1) que renderizará na resolução nativa da sua tela.

Mipmapping

Esta opção apenas minimiza os efeitos dos gráficos tirando alguns detalhes. Ela também pode ter problemas com certos jogos.

Hardware transform

Usa o hardware (GPU) para fazer T & L (Transform and Lighting) em vez do software (quando desativado). É claro, será bem mais rápido quando ativada.

Software skinning

É uma opção que usa alguma técnicas avançadas para no desenho 3D que são bem mais eficientes. Ela garante mais velocidade em jogos pesados, como o Tekken.

Vertex Cache

Bom, dizem que pode causar uma melhoria na velocidade, mas pode causar problemas na geometria. Os desenvolvedores estão trabalhando.

Lazy texture caching (speed up)

Essa opção evita que o PPSSPP vá com muito frequência para velhos módulos de cache e cause bugs em alguns jogos. Evitando que o emulador perca tempo com os caches, dará mais velocidade à emulação.

Retain changed textures (speed up, memory hog)

Essa opção serve para ajudar o jogo Popolocrois, que ganha o dobro da velocidade.  Funciona como um cache de textura secundário.


Texture Scaling

Bom, é uma opção que melhora alguns detalhes na textura, como realçar os pontos mais claros e mais escuros, e corrigir imperfeições no desenho, como texturas mal recortadas, pixelada. Achei um site em Inglês falando um pouco mais sobre isso: http://blog.metaclassofnil.com/?p=306

Texture Filtering

Anistropic Filtering: Quando uma superfície tem a propriedade característica que não é a mesma em todas as direções (por exemplo, fibras de madeira, marcas de pneu em uma pista), a filtragem anisotrópica pode ser usada para uniformizar esses efeitos somente em uma direção, sem diminuir os detalhes das separações. A diferença desse método de filtragem em relação à filtragem bilinear/trilinear é bem perceptível e quase sempre vem acompanhada por uma queda na performance. (Fonte: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=44583).

Texture Flter: É uma otimização para gráficos 2D, letras no menu, HUD. Essa opção retira a pixelação, ou também podemos chamar de imperfeições. Isso também melhora bastante jogos 2D. Não altera o desempenho.


Agora vamos para os hacks. Use-o apenas se você realmente precisa de ganho de desempenho, porque pode causar erros que podem prejudicar a jogabilidade em alguns jogos.

Eu procurei sobre essas opções, mas eu encontrei poucas coisas. Sou um pouco ruim em inglês, então não consigo fazer uma tradução consistente do nome dos hacks em inglês. Lembrando mais uma vez que não sou nenhum tipo de profissional ou desenvolvedor, sou apenas alguém que tenta ajudar outras pessoas com o pouco que sei, então eu vou dizer o que eu sei:

Timerr hack: É uma opção para "hackear" o temporizador emulação que deixa rápido, mesmo se você não está emulando a 100% da velocidade. Ela pode causar alguns problemas, tais como falhas nos jogos GTA.

Disable alpha test (PowerVR speedup): Ajuda um pouco no ganho de velocidade, mas será ainda mais eficiente GPUs PowerVR.

Aways delph write: Esta opção tem alguns detalhes gráficos mais pesados​​, isso vai deixar o jogo mais rápido.

Texture coord speedhack: Eu realmente não tenho idéia, mas sei que pode significar em português "hacker de velocidade de coordenação de texturas", mas não tenho ideia do que pode fazer na prática.
(Na imagem a opção está marcada, pois marquei por acidente, mas não recomendo marcar, porque pode causar bugs)



Overlay informations

Show FPS counter: Escolha se o contador de FPS será ativado. Você pode escolher para serem exibidos apenas os FPS, apenas a velocidade da emulação (representada em porcentagem, 100% é a velocidade máxima), ou ambos.

Show debug statistics: Ativando essa opção, você terá diversas informações de depuração na tela do seu jogo. Você não entenderá, a menos que tenha um conhecimento mínimo em programação.

Debugging

Dump next frame to log: Faz parte da opção anterior, não sei explicar o que faz, mas a tradução é "despejar próximo quadro para o log (registro em inglês)".

Software rendering (experimental): Apesar de ainda não funcionar, fez algum avanço nesta nova versão. Quando funcionar, você poderá fazer a renderização via software e não hardware (como é feita atualmente), e com certeza será mais lenta, mas talvez melhor em questão de gráficos.

Configurando o Áudio



É bem rápido e fácil: Para ativar o som é só marcar a opção Enable Sound. E com as opções SFX volume volume e BGM volume, podemos controlar o volume interno do emulador. Mas basta deixar como está e não terá problemas. A opção Low latency audio (may stutter) é uma opção que diminui a latência do áudio, suponho que diminui as "travadinhas" do som. Lembrando que ativando o áudio, você poderá ter menor desempenho.

Configurando os Controles



Controls

Control mapping

Nesta opção você pode mapear os controles para seu teclado ou joystick. Você só precisa escolher o botão que será, tocar nele e depois apertar o botão do joystick/teclado que será mapeado. Por exemplo, eu toco o Dpad Up, quando aparecer uma janelinha na tela, eu aperto a seta para cima no meu joystick/tecaldo que será mapeado. Veja a imagem abaixo dos meus controles já mapeados:


Você pode mapear mais de um botão para cada controle do emulador apertando o botão "+" no canto direito da tela. Por exemplo, alguns jogos de PSP usam os botões de ação (X, [ ], /\, O) para controlar a câmera, e eu gosto de usar o analógico para isso, então mapeei eles para o analógico direito e para os botões de ação do meu joystick também também. Ao lado do "+", também tem um botão "X", que serve para excluir o controle que foi mapeado, caso tenha mais de um botão para o mesmo comando, verifique qual você realmente quer apagar. Com o botão Clear all você limpa todo o mapeamento feito. Com o Restore defaults, você restaura a configuração padrão (próprio para controle de Xbox 360).

Haptic feedback (vibration)

Selecionando esta opção você receberá uma rápida vibração de seu celular/tablet quando você tocar um botão touch-screen, apenas dando uma resposta ao toque.

Tilt input Type 

Você pode escolher quais botões (analógico, dpads (setas), os botões de ação ou nenhum) serão configurados para serem respondidos usando o acelerômetro. Por exemplo, você seleciona analógico, então quando virar seu dispositivo para a direita, ele responderá como puxando o analógico para a direita, se virar para a esquerda, reponderá como puxando o analógico para a esquerda, assim também para cima e para baixo (se você ativar), lembrando que o mesmo pode ser feito com "as setas" e com os botões de ação (X, [ ], /\ e O).

Customize tilt


Nas opções Invert Tilt analog X/Y axis é onde você escolhe se o acelerômetro ficará invertido ou não, para X ou/e Y. É a mesma coisa em um jogo onde nas opções de controles tem a opção "Inverter Câmera". E nas opções Tilt Sensitivity analog X/Y axis é onde você controla o nível de sensibilidade do acelerômetro, enquanto maior, mais sensível. E a opção Calibrate D-Pad é para calibrar o acelerômetro para o PPSSPP. Coloque seu dispositivo em uma superfície plana, e aperte calibrar.


A opção On-Screen Touch Control, quando ativada, exibe os controles na tela (melhor para celulares). Caso use joystick, você pode desativar.

Edit touch control layout...


É onde você configura quais controles serão visíveis na tela (Visibility), o tamanho em escala (Resize), e também onde ficarão posicionados (Move). Para posiciona-los, basta segurar e arrastar para onde quiser.

Disable D-Pad diagonals (4-way touch)

Essa opção desativa a diagonal do d-pad, e deixa ativado apenas cima, baixo, esquerda e direita.

Buttons opacity

Com essa opção você controla a opacidade dos controles, quanto maior o número, mais opaco, quanto menor o número, mais transparente.

Button style

Aqui você pode escolher entre os dois tipos de controles:


Classic


Thin borders


Configurando o Sistema



UI language

Language


Nesta primeira opção você escolhe qual será a língua para traduzir o emulador e alguma frases do sistema, como as do memory stick quado for gravar ou carregar algum savefile. Eu prefiro inglês, então deixo em inglês, mas se você quer português, você também pode escolhe-la deslizando, e encontrado-a mais abaixo. Depois de selecionar a língua, feche o emulador e abra-o novamente para ser traduzido completamente.

Emulation

Fast Memory (unstable)

Esta opção ajuda bastante, ela evita algumas verificações de memória para dar mais velocidade. Mas essa opção pode causar vazamento de memória, por exemplo, quando o gráfico fica muito pesado, com muitos efeitos. Isso acontece bastante no God of War. Mas acho que está mais sujeito a acontecer isso no Android do que no Windows.

Multithread (experimental)

Esta opção faz o emulador usar mais de um núcleo do processador (se disponível) para a emulação. Infelizmente esta opção é experimental, e não funciona corretamente. Ela pode causar muitos bugs, na compatibilidade e até mesmo, em alguns casos, na velocidade (fica como se o frameskipping estivesse ativado). As diferenças com essa opção ativada não são tão grandes quanto com ela desativada.

I/O On Thread

Eu não sei como funciona esta opção exatamente, nem mesmos as pessoas do forums sabem explicar. Então fico devendo essa. Mas eu sei que ela ajuda na compatibilidade do Dead or Alive: Paradise, onde se esta opção estiver desativada, você simplesmente não consegue jogar o jogo, até chega a introdução  e tudo, mas nada de jogar.

Change CPU Clock (0=defaut)

Aí está o grande segredo da super velocidade. Com está opção você poderá controlar o clock do processador virtual (como se fosse o processador do PSP virtual, o PPSSPPP é um PSP virtual), e determinar a carga que ele fará sobre o sistema. Bom, parece loucura, mas enquanto menor o clock, mais rápido será a velocidade de emulação (%) e menor os FPS (a velocidade do PSP virtual). Mas a perca de FPS não é tanta, e o ganho de velocidade (%) compensa a perca de FPS, há casos que você nem perde nada. Mas isso acontece porque reduzindo o clock interno, o processador terá tanta "carga" e poderá ter mais poder sobrando para aumentar a velocidade (%). É complicado para entender, mas se você filosofar um pouco, você poderá entender. Você pode aumentar e diminuir nos botões "+" e "-".


Atomic Áudio Locks (experimental)

Também não descobri como funciona esta opção. Aparentemente é algo para corrigir alguns problemas no áudio. A tradução desta opção seria mais ou menos "Travas atômicas de áudio".


Developer tools

Dentro desse menu você encontrará opções avançadas. Acho que não vale muito a pena mostra-las aqui, pois nem eu mesmo entendo o que fazem. Mas se tiver curiosidade, você pode dar uma olhadinha.

Screen Rotation

Você escolhe o tipo de rotação de tela que você quer:

Auto: A tela gira conforme a posição que você virar seu dispositivo, paisagem ou retrato.
Landscape: Rotação em modo paisagem, padrão do PPSSPP.
Portrait: Rotação no modo retrato.
Landscape Reversed: Rotação em modo paisagem, mas ao contrário.
Portrait: Rotação em modo retrato, mas ao contrário.

Check for new version of PPSSPP

Você receberá uma notificação abaixo da tela de que há uma nova versão disponível.

Clear Recent games list

Quando você clicar/tocar nela, ela limpará a lista de jogos abertos recentemente.

Restore PPSSPP's settings to default

Esta opção restaura todas as configurações padrão.

Auto-load newest savestate

Esta opção carregará automaticamente o Savesate (Salvar Estado) mais recente, se disponível.

Enable networking/WLAN (beta, can break some games if enabled)

Essa opção é experimental para jogar online ou em rede. Como também diz o título, ela pode travar jogos se estiver ativada. Veja esta postagem para aprender jogar online.




Cheats (experimental, see forums)

Enable Cheats

Essa opção permite você usar algumas cheats especiais, as CwCheats. Quem tem um PSP talvez conheça. Eu nunca usei, mas você pode ir até esta discussão no fóruns para mais informações.

PSP Model

Aqui você escolhe o modelo do PSP que será emulado, PSP-1000 ou PSP-2000/3000. Para que serve? Bom, segundo o que me disseram, alguns jogos precisam do PSP 2000/3000 para rodar os jogos no modo online.

PSP Settings

As opções como Daylight Savings (Horário de Verão), Date Format, Time Format e Configuration button (etc...), no caso das três primeiras, serão usadas no savedata dos games, hora e data. Já a última opção, caso você use joystick, você selecionará qual será o botão de confirmar, que na maioria dos jogos é o X.

Espero que você aprecie esse tutorial e também que ajude. Eu aceito críticas e sugestões construtivas, caso você tenha alguma, por favor comente. Também peço desculpas antecipadas por algum possível erro de digitação ou algo parecido, se identificar algum, por favor avise-me.

Obrigado por visitar o blog, volte sempre!



97 comentários:

  • Aff essa nova versão corrompeu meus saves, vou ter q continuar jogando nas versoes anteriores pq nessa fica dando "save corrompido etc etc", nao tem soluçao Guilherme? Sabe se mais alguem no forum ta com esse problema? OBS: Uso as versoes do Windows, o Save q eu digo e o save normal e não o State, o jogo q eu jogo e o Kingdom Hearts BBS Final MIX.

  • resolveram o problema no tópico do jogo, o problema mesmo era o Patch English pra versão japonesa, disseram q isso tbm ocorreu em jogos q tinham patchs para o inglês, o Solarsmytic (acho q é esse o nome) pois uma versão não-oficial lá e explicou o q tinha que fazer em relação ao Save Data.

  • Queria saber pq quando vou jogar o monster hunter portable 3rd no ppsspp 9.7 o jogo fica lento...eu rodo ele normalmente,porem meu char anda em slow motion '-'
    eu ja tentei mexer em diversas opções e nada resolveu...

  • Os jogos funcionam com 100% de desempenho no meu Galaxy S e eu nem preciso usar muitos recursos para melhorar o desempenho, mais sempre que eu jogo por muito tempo o celular reseta sosinho, porque isso acontece? Tem alguma configuração que possa prevenir isso?

  • caras baixei o emulador mais recente e quando vou abrir pra instalar sei lá eu, aparece a msg dizendo que não foi encontrado mscvp120.dll. eai? comofás? eu baixei a dll e mesmo assim não executa.

  • Gonçalves de barros bom dia! Mano pode me dar um ajudo por favor quanto a instalação das roms? Uso um RazrD3 android 4.1.2.

    Nunca rodei o emulador, e não estou sendo bem sucedido em minhas tentativas.
    Baixo a rom de sites pesquisados com a mesma versão do PPSSPP blz. instalo com .rar ele acusa erro dizendo para usar o urrar, ai eu desfragmento pelo winrar e crio um arquivo .cso, da o mesmo erro, crio um arquivo .iso com o power iso e el se quer reconhece a extensão... Confesso que não sei mais o que tentar já que parece ser tão fácil para as demais pessoas.

    Se puder me orientar como proceder ficarei muito grato, na verdade já estou pelo seu post, afinal conhecimento agregado sempre é bem vindo!

    Forte abraço e parabéns pelo belo trabalho!

    Obrigado!

    Daniel.

  • Aqui nem abre, dá um erro:
    O aplicativo não pôde ser inicializado corretamente (0xc000007b).
    Clique em OK para fechar o aplicativo.
    Já fiz de tudo mas nada dá certo, por favor ajuda ae!

  • Boa noite!
    Queria agradecer a galara do blog que tem nos ajudado nesse emulador.
    Queria também saber se o xperia play está aguentando com o tranco nesse emulador (sei que precisa de overclock e custom rom) aponto de valer a pena comprar um ou investir num outro cel mais potente, no caso um galaxy win duos.
    Resumindo: queria saber se compensa comprar um xperia play por conta dos controles ou ele não aguenta e é melhor comprar um galaxy win duos.
    Obrigado.

  • @Romsonline

    Bom...O Xperia Play está ultrapassado, mas não deixa de ser um celular bom para rodar o emulador, claro que não rodará todos os jogos em full speed, mas já dá pra ter um desempenho bom. Se for pra comparar com o Galaxy Win, vai dar quase na mesma, pois as GPUs são qua as mesmas (um é Adreno 203 e o outro 205). A CPU é quase a mesma também, mas o Win ganha por ter um clock maior e ser Quad-Core, que não faz tanta diferença rodando o PPSSPP, porque ele usa apenas 2 cores, isso quando usando o multithread, uma opção ainda experimental que não funciona muito bem. Mas, os dois celulares devem rodar bem, o Win deve rodar um pouco melhor por ser mais novo. Mas o Xperia Play tem a vantagem de controles físicos. Agora, a escolha final agora é sua.

  • @Guilherme Barros
    Guilherme, obrigado pela atenção, no meu caso tenho interesse em God of War e jogos de corrida, será que o xperia play aguenta com esses estilos? Vi alguns videos na net mostrando o GoW em uma velocidade muito boa, mas tenho dúvidas se é real ou fake.
    Li na net que se fazer overclock para 1,6 e usar o Ram Manager Pro é possível rodar boa parte dos jogos do PPSSPP no Xperia Play, isso associado ao gamepad seria o sonho de um psp com celular juntos, rsss.
    Pelo que pude entender, o que está fazendo toda diferença no emulador é a GPU, então descartando a possibilidade do win duos, será que o Gran Neo faria diferença? a GPU dele é VideoCore IV, essa é melhor que Adreno?
    Mais uma vez, obrigado pela atenção e ajuda.

  • @Romsonline

    Olha, o Xperia Play pode sim rodar God of War bem rápido com as configurações adequadas. Os vídeos não são fake. A GPU VideoCoreIV é uma das mais fracas para smartphones, ela é simples, roda alguns jogos, mas não é tão potente. As 4 melhores são Adreno,Mali, PowerVR e Nvidia Tegra. Além disso, o Neo tem processador Cortex A7, que é muito lento, o Xperia Play tem Cortex A8, se não me engano, que é um pouco mais rápido. Mas nunca testei nenhum dos dois, então não sei como funcionam na prática.

  • Se alguém conseguir ajudar-me, eu agradeceria. Estou com um pequeno problema, após configurar o joystick, sempre que aperto o Circulo (bolinha) do joystick, ele volta pro menu do emulador, e isso ocorre apenas com esse emulador do psp, emuladores de outros video games não ocorre, gostaria de uma ajuda. Obrigado :)

  • Ghulherme desculpa a demora em te responder, mas andei fazendo umas avaliações e colocando o custo-benefício na ponta do lápis e cheguei à conclusão que vou mesmo de Xperia Play, sei que ele já está ultrapassado, mas para o que pretendo fazer (jogar e usar o telefone) vai me atender, a única coisa que me incomoda um pouco são as atualizações do android que o Xperia Play não vai conseguir acompanhar e cedo ou tarde os emuladores e outros apps vão deixar de dar suporte à versão 2.3.4 ou 4.0.4 (até onde seu o Xperia Play só tem roms customizadas para essas 2 versões), mas isso é assunto para outras ocasiões.

  • Olá, baixei a ultima versao do ppsspp 0.9.9.1 estou tendo problemas para rodar o emulador a 60 fps. Estou rodando num PC Win 8.1 64 bits. Já tentei varias combinações de settings para ver se mas nada funciona. Os jogos se mantem sempre a 20 fps. O curioso é que em alguns menus o jogo roda nos 60 fps. Quando eu ativo a velocidade alternativa o fps atinge 60. Gostaria de jogar na velocidade normal mas a 60 fps para melhor fluidez e gameplay. Isso é possivel? Obrigado

  • Oi! Belo blog o seu. bixei o ultimo ppsspp, o v 0.9.9.1 em um Motorola Moto G e coloquei para rodar o game Gran Turismo do PSP. Pois bem, o jogo roda bem sem erros gráficos, porém meio lento, em torno dos 20 fps e cerca de 60%. Então vos pergunto, quanto a esta lentidão, seria pelo desempenho do celular (um snapdragon 400 @1,2GHz x 4 núcleos e Adreno 305 com 1 GB de memória RAM), ou seria por problemas do emulador com o jogo?

  • Meu aparelho é o Tab3 Lite SM-T111M android 4.2.2, processador dual core de 1.2 ghz a versão do PPSSPP q eu uso é a v1.0.0.0.

    Qual melhor configuração para jogos como Assassin's Creed ou GOD OF WAR ?

    Por favor me responde po whatsapp 71 9169-4512 ou facebook: https://www.facebook.com/exemplar.unico

  • Oi Guilherme, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho, seu Blog é muito bacana xD
    Bem, eu estou usando o PPSSPP 1.0.1 no Windows e mesmo esse tutorial ter sido feito sob uma versão mais antiga do emulador foi bastante útil com algumas dúvidas que eu tinha, mas será que seria possível você fazer um tutorial pra versão 1.0.1? Algumas configurações são diferentes, ajudaria muito, e se possível comente sobre algumas configurações do emulador para PCs, vi um vídeo e notei que algumas opções não estão disponíveis no Android, no mais muito obrigado pelo tutorial, ajudou bastante :D

  • Galera .. to precisando de ajuda.. tipo, eu Baixei aqui o emulado PPSSPP pra pc e uma iso no site romsup.. configurei tudo certinho e tals... o jogo entra normal, mas na hora de criar um salve pra começar a jogar não cria de jeito nenhum .. baixei outra iso (dragon ball evolution) para testar, mas o problema persiste, quando coloco o nome que o jogo pede pra criar a conta e coloco na opção YES para confirmar a parada vai automaticamente pro NO ... não sei pq tá assim .. alguem me ajude ai por favor

  • Oi eu uso o ppsspp no android há meses e eu to com um problema ENORME meu android é simples por isso tem pouca memória mas eu tenho um cartão de momória com muito espaço eu queria saber como jogar CSO no cartão de memória eu já fiz isso tanto que só jogo yugioh tag force no cartão sd mas agora não consigo mais! Por favor me ajude já fiz de tudo e não consegui me ajudem!

  • No meu fica na média de 20 fps e não dá leg nenhum, pq?
    o som fica bugado, horrível, e eu vi um vídeo que o cara tinha mais opções na hora de configurar o gráfico, era hack? ele rodava no moto g2 e só pegou bem no meu Moto g3 depois que eu configurei igual o delece era o mesmo jogo GoW
    e o naruto não dá nenhum leg e o som fica normal a 20 fps, osh
    pq?

  • Eu consigo jogar o God of War Ghost of Sparta de boa no meu Galaxy Core 2, na maior parte do game sem buffer. Porém, nos locais que ficam muito escuros eu ativo o buffer. Também jogo de boa Naruto Shippudem Ultimate Ninja Heroes 3, um outro Naruto e DBZ Shin Budokai. LISOS!!! Mano, amo ppsspp. (Usando a versão 1.2.2)

  • @Diogo Samael Eu jogo God Of War Ghost of Sparta, DBZ shin budokai, (não testei o 2 ainda), Naruto Shippudem Ultimate Ninja Heroes 3, e eles estão rodando muito bem. Tbm uso um Galaxy Core 2 e gostei do desempenho dele nos games. Você esta configurando o ppsspp direito? Tem que aprender bastante sobre as configurações, ativar os Hacks é necessário na maior parte dos jogos. Abraço.

  • uso o emulador no android, ultimamente o jogo Crash of the titans começou dar problemas na resposta dos comandos, ele começa a executar a ação sozinho, como se o botão estivesse apertado, e nisso fica, sendo impossível controlar, alguém tem ideia do que esta ocorrendo?

  • Guilherme como posso configurar meu ppsspp (android) para que possa apertar três teclas ao mesmo tempo, por exemplo: R, SELECT e X? No momento do consigo apertar duas ao mesmo tempo... isso me atrapalha em muitos jogos pois não consigo avançar por não conseguir apertar mais botões ao mesmo tempo. Me ajude obg

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores