Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.4
Data de lançamento: 31 de Março de 2017
Disponível para: Android, Windows, iOS*, Blackberry*, Meego/Harmattan*, Symbian*, Pandora*, MacOSX* e Linux*
Download da última versão: baixe aqui

*Plataformas não oficiais

Após o lançamento da versão 1.2.2, parece que o trabalho dos desenvolvedores está focado no suporta à API Vulkan, a nova API "low-level" substituta do OpenGL e que vem para competir com o novo DirectX 12. O ponto forte do Vulkan contra o DirectX 12 é que, além de ter código aberto, suporta múltiplas plataformas, tais como Windows, Android, iOS, Linux, Mac, entre outras, assim como o OpenGL também é suportado por várias plataformas, isso facilita o desenvolvimento de novos aplicativos multi-plataforma. Já o DirectX 12 é exclusivo da Microsoft, e é suportado apenas pelo Windows 10 e Xbox One.

Mas você deve estar se perguntando: no que essa nova API vai me ajudar? O principal ponto dessas novas APIs (DirectX 12 e Vulkan) é que elas proporcionam uma comunicação mais direta com o hardware, como a placa de vídeo, sem depender tando do processador. Além disso, elas prometem fazer um melhor aproveitamento de todos os núcleos do processador, enquanto o OpenGL e as antigas versões do DirectX concentram a maior parte do trabalho em apenas um. Com a menor sobrecarga na CPU (processador), os emuladores que utilizarem essa API terão um grande "boost" no desempenho, já que qualquer tipo de emulação é fortemente dependente da CPU. 

Atualmente a emulação também usa na maior parte apenas um núcleo do processador, então é necessário um processador muito potente para emulação, os Intel são os mais recomendados para o emuladores mais pesados (como o PCSX2 e Dolphin). Mas com a diminuição da dependência da CPU, processadores mais fracos serão favorecidos. Porém, no caso do PPSSPP, quase qualquer processador de PC com menos de 10 anos consegue roda-lo bem, então essa API não será tão algo tão grande no PC, mas os dispositivos Android não possuem processador tão potentes, e eles ainda são o principal problema do baixo desempenho nos aparelhos, então o Vulkan vem para ajudar nessa questão.

Até o momento o suporte é bem básico, foi adicionado recentemente e, eu ainda não tive a chance de testa-lo no PC, tentei testar no meu velho Galaxy SII, entretanto tive problemas na rotação da tela após reiniciar o emulador (necessário para que a troca de API seja efetuada). Mas acredito que o hardware do meu smartphone não suporte essa API, além disso, minha versão Android também está desatualizada (4.1.2), não tem suporte ao Vulkan também. 

Se você possui um PC ou algum dispositivo Android que suporte o Vulkan e queira fazer uns testes, baixe aqui a build mais recente. Mas fique sabendo que ainda é uma API experimental, e antes verifique se seu hardware é suportado aqui.

5 comentários:

  • Olá vc teria algum torrent de isos de PSP para me indicar?
    Todos os que acho estão off, queria testar alguns NFS do portátil.
    Outra coisa estou com a versão mais recente do ppsspp num Moto G 2013 e o jogo PES 2014 fica meio lento nas cenas de entrada dos jogadores no campo e nas repetições das jogadas, será que tem alguma configuração para arrumar isso?
    Acho seu blog muito bom!

    MaxFT.

  • Opa Blz? Olha eu estou com um certo problema em um certo jogo ( Saint Seiya Omega - Ultimate Cosmos ) é o seguinte, toda vez que eu entro em uma luta meu personagem e o do oponente ficam invisíveis ou aparecen apenas algumas partes dele ;-; tem como me ajudar?

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores