Versão Mais Recente


Versão mais recente disponível: v1.4.2
Data de lançamento: 27 de Maio de 2017
Disponível para: Android, Windows, iOS*, Blackberry*, Meego/Harmattan*, Symbian*, Pandora*, MacOSX* e Linux*
Download da última versão: baixe aqui

*Plataformas não oficiais
Bom, galera, hoje eu descobri um cheat muito bom no fórum do PPSSPP que promete melhorar o desempenho dos jogos God of War no emulador PPSSPP. Eu já tinha dado uma olhada nesse post um tempo atrás, mas não dei muita atenção, pois acreditava que ele apenas aumentasse os FPS para quem está tendo baixo desempenho no PC, e já que eu já rodava a 60 FPS no PC, então nem liguei. Mas por outro lado, mesmo o emulador ou qualquer outro aplicativo medidor de desempenho mostrando claramente 60 FPS, jogando eu nunca senti 60 FPS de verdade, isso sempre me incomodou, mas achei que poderia ser minha impressão.

Lendo direito o post no fórum, descobri que realmente o jogo não roda a 60 FPS reais no emulador, existe algum problema interno no emulador que prejudica o desempenho do God of War, que acaba fazendo com que o jogo rode com bem mais do que 60 FPS (forçando demais o processador e prejudicando o desempenho). Não sei se vocês já repararam, mas existe uma opção no emulador chamada "Forçar 60 FPS ou menos (ajuda em God of War)", esse opção existe justamente para evitar esse problema. Porém, ela não resolve totalmente o problema, ela evita que os FPS ultrapassem 60, mas ainda sim o emulador usa muitos recursos do processador e também não produz 60 FPS de verdade.



No vídeo que eu mostrei no post anterior, comparando desempenho entre OpenGL e Vulkan, é possível ver claramente o uso demasiado da CPU, chegando a mais de 70% em um dos núcleos do processador. Ao usar esse cheat, além do uso da CPU reduzir pela metade (até menos), você realmente sente que está a 60 FPS. Além de poder rodar a 60 FPS reais, o cheat ainda dá a opção de limitar o jogo a 30 FPS, isso pode ajudar em hardwares que não conseguem alcançar 100% da velocidade de emulação a 60 FPS, travando o jogo a 30 FPS possibilitando atingir 100% da velocidade de emulação, o que é muito mais jogável do rodar em slow motion (50% da velocidade, por exemplo).

O processo de "instalação" do cheat é normal, caso não saiba como fazer, aqui no blog já temos um tutorial de como usar CWCheats no post "Como rodar a 60 FPS jogos que nativamente rodam a 30 FPS", a única diferença é que você usará os dois métodos ensinados no post, além de usar o CWCheat, você precisará também alterar o clock do emulador para que a mudança seja efetiva, mas o valor usado deverá ser bem grande, por volta de 666 ou mais, caso contrário, em alguns momentos você poderá notar baixos FPS, por mais potente que seu hardware seja. Usando o modo 30 FPS com um clock baixo, pode resultar em quedas de 20 FPS, o que pode atrapalhar a jogabilidade, mas ao usar 666, o jogo roda constantemente a 30 FPS, o mesmo acontece com o modo 60 FPS, porém as quedas são para cerca de 40 FPS (ainda jogável).

Ao testar nos meus smartphones, pude notar que houve sim uma pequena melhoria, o gargalo de CPU já não é tão grande quanto antes, porém o problema agora é a GPU que é fraca demais, sendo necessário desabilitar a renderização com buffer para melhorar um pouco o desempenho. Quem possui um smartphone mais potente, com certeza notará um ganho maior, principalmente os que tem uma GPU potente. Não faço ideia de como rodará agora nos smartphones, mas acredito que a grande maioria tenha que se limitar a 30 FPS, já que 60 FPS ainda exigiria bastante da GPU dependendo da resolução de renderização escolhida e também exigiria um bom processador, mas aí fica por conta de cada um testar.

Para ver o processo completo, entre no post original do fórum do emulador, lá você encontrará uma lista de cheats para cada versão e região, veja qual a sua para usar o cheat correto. O link para o fórum é esse aqui. Veja também o vídeo abaixo mostrando o processo e o desempenho:


0 comentários:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados para PPSSPP. Site criado em 25 de Janeiro de 2013. Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Curtir o PPSSPP Brasil

Canal do YouTube

Seguidores